quarta-feira, junho 21, 2006

LENDO RÓTULOS

Na hora de comprar alimentos no supermercado é muito importante prestar atenção aos dados nutricionais expostos nos rótulos. Geralmente encontra-se discriminados o número de calorias por porção discriminada e as calorias provenientes da gordura. Isso informa o quanto da ingestão total diária você obtém por porção daquele alimento.
Os fabricantes também fazem afirmações sobre o valor nutricional de seus produtos. Às vezes isso se torna um pouco confuso. Qual é a diferença entre baixa-caloria e light? O que é natural?
Veja o significado real de alguns desses conceitos:
  • Não calóricos: Significa que o produto tem menos de cinco calorias por porção ou outra quantidade designada (observe a porção).
  • Light: Significa que o alimento tem um terço menos de calorias ou 50% menos de gordura do que o alimento com o qual esteja sendo comparado, geralmente a versão integral do mesmo produto.
  • Menos ou reduzido (em gordura ou açúcar): Significa que o alimento tem, pelo menos, 25% de calorias ou outros ingredientes se comparado à versão tradicional. Ao serem usados nos rótulos, estas palavras precisam também incluir a porcentagem. Por exemplo, “50% a menos de sódio” ou “gordura reduzida em 25%”.
  • Sem colesterol: Significa que o alimento deve conter menos de 2 miligramas de colesterol e 2 gramas (ou menos) de gordura saturada por porção.
  • Baixo colesterol: Indica que uma dada porção contém 20 miligramas (ou menos) de colesterol e 2 gramas (ou menos) de gordura saturada.
  • Baixo teor de gordura: Significa que o alimento deve ter 3 gramas, ou menos, de gordura por porção. Embora os óleos vegetais, por exemplo, não contenham colesterol, são 100% gordura. Os óleos vegetais são preferíveis à manteiga ou à banha de porco porque têm menos gordura saturada. Mas uma colher de sopa de óleo vegetal ainda tem umas 14 gramas de gordura e as mesmas 126 calorias encontradas em uma colher de sopa de manteiga ou creme de leite.
  • Sem gordura: Significa que o alimento tem menos de 0,5 grama de gordura por porção.
    Baixo teor de gordura saturada: Significa que o alimento tem 1 grama, ou menos, de gordura saturada por porção e não mais de 15 por cento de suas calorias são provenientes de gordura saturada.
  • Baixo teor de sódio: Contém os alimentos com 140 miligramas, ou menos, por porção ou por 100 gramas. O sal de mesa comum (cloreto de sódio) não é a única fonte de sódio. Ele também se encontra no glutamato monossódico, no bicarbonato de sódio e no nitrato de sódio, além de ocorrer naturalmente em alguns alimentos.
  • Fresco: Pode se referir apenas aos alimentos crus que não passaram por congelamento, aquecimento ou processamento.

www.diabetes.org.br

Nenhum comentário: