segunda-feira, junho 16, 2008

Ansiedade X Esporte

A ansiedade exagerada é um mal que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Em doses pequenas, ela é necessária para garantir a nossa sobrevivência, assim como o medo e o estresse.
O problema é quando ela se torna excessiva, desencadeando sintomas físicos como taquicardia, sudorese (transpiração excessiva), tremores, tensão muscular, diarréia e dor de cabeça.Na ansiedade leve ou aguda, a prática de esportes é grande auxiliar. Mas o médico alerta: "Para sentir os efeitos positivos é necessário que os exercícios sejam freqüentes e regulares".
O profissional acredita que freqüência e regularidade são fatores relativos e individualizados. Para uma pessoa, caminhar no parque somente nos finais de semana pode ser suficiente para aplacar a ansiedade e restaurar as energias perdidas durante a semana, enquanto outra necessita malhar todos os dias.
Atualmente, considera-se que a prática de exercícios duas vezes por semana mantém o condicionamento físico existente. Quem quer aumentá-lo precisa praticar uma atividade pelo menos três vezes por semana. "Quanto mais vezes, maior o ganho. Por isso, acreditamos que no caso da ansiedade o critério seja o mesmo. Quanto mais vezes, melhor.

Nenhum comentário: